sexta-feira, junho 05, 2009

Censura no CQC?




Por Murilo Andrade * – O CQC, Custe o Que Custar, vem tendo bastante repercussão desde que estreou há mais de um ano, em uma segunda-feira já longínqua. Seus repórteres, antes praticamente desconhecidos do público, tornaram-se celebridades nacionais e os quadros que protagonizavam viraram hits do YouTube. O CQC hoje é reconhecido por amplos setores da mídia tradicional, tendo conquistado vários prêmios, e conquistou de vez o público jovem.

Tamanho sucesso e aceitação não poderiam vir sem problemas, claro. O CQC é criticado por alguns jornais, que afirmam que ele estaria exagerando nas suas brincadeiras. Além disso, também está passando por processos de pessoas que se sentiram incomodadas com algum comentário dos integrantes do programa. O mais recente caso foi a da Sabrina Boing Boing, que se sentiu ofendida depois que Marcelo Tas chamou a ela e suas companheiras ex-atrizes pornôs de uma “banda de ex-prostitutas.” Ela alega que Tas foi preconceituoso e entrou com um pedido de processo na Justiça contra o apresentador.

A Band entrou em estado de alerta. Sua primeira precaução foi exigir que os integrantes do CQC pegassem mais leve nas brincadeiras, o que praticamente inutilizou Danilo Gentili e Rafinha Bastos, conhecidos por suas críticas duras e diretas aos políticos. A segunda, bem mais séria, foi impedir que uma entrevista com Dunga, técnico da seleção brasileira de futebol, fosse ao ar.

No entanto, o que aconteceu semana passada foi a gota d’agua. Segundo fontes, o programa agora estaria sendo gravado, para permitir edições de trechos que fossem considerados mais perigosos e pesados. Isso é ou não é censura? Impedir que um grupo de comediantes exprima suas opiniões livremente não vai contra a liberdade de expressão? Cada um encontre a resposta que achar mais adequada; minha opinião já está bem definida. E uma coisa é certa: se a Band continuar agindo dessa forma não vejo um grande futuro para o CQC.


* Murilo Andrade, Aracaju-SE, estuda Biblioteconomia na Universidade Federal de Sergipe. Blog: tvediversao.blogspot.com.

Fonte: Amálgama
Posted By: Viviane Pereira

Censura no CQC?

Share:

Post a Comment

Facebook
Blogger

18 comentários:

  1. Realmente, a censura existe, de uma forma mais camuflada, mas ela está aí.
    Quanto ao caso das "ex- atrizes", não sei pq ficarem ofendidad, ao meu ver as duas funções desempenham o mesmo trabalho!
    CQC gravado ficou muito estranho, deste jeito não sei se vai muito longe não...

    ResponderExcluir
  2. Que eu me lembrei, a ditadura terminou em 1985 né? Liberdade de imprensa, eles não conhecem não? Parabens políticos, vcs estão proibindo geral! Até pq roubar e ser cínico é coisa de vcs! Ninguem tasca!

    E quantos estas moças "Sechis Dolars", parece dificil ganhar a grana delas, elas preferem processar os outros...Parabens pra elas, conseguiram queimar o seu próprio filme, isto é coisa de idiotas geniais!

    Band, por favor, leve a sério o nosso abaixo assinado, os pontos de audiencia do CQC começam a dar sinais de queda. O programa é feito para ser ao vivo, neste formato, com esta ironia e humor...mudar isso é arakiri!

    Bjs me siga a todos @NiseDerson

    ResponderExcluir
  3. O erro foi em chamá-las de ex, tendo em vista que ainda atuam como prostitutas.
    Não seria a primeira vez que a Band atenderia a interesses de grupos da elite controladora desse país. Já aconteceu com o Boris...sinceramente, acredito que farão de tudo pra descaracterizar o CQC, não acabarão com o programa, mas o deixarão bem diferente. Não consigo ver um programa tão contestador e inteligente perdurando na televisão brasileira. Talvez na extinta TV Excelsior...ou em algum canal da TV fechada. Torço para que não, gostaria que o CQC fosse transmitido em praça pública! Acho que um caminho é expor mais essa censura, de tal modo que fiquem com medo de censurar. Estou com algumas ideias do que poderiamos fazer, se for do interesse posso passá-las, mas não pelo blog...
    O povo é nóis!
    abraço

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela reprodução e pelo link, pessoal. Tô sempre acompanhando o blog de vocês.

    Abs.

    ResponderExcluir
  5. Nós quem agradecemos o ótimo texto Daniel! :)

    ResponderExcluir
  6. Obrigado galera por repassarem meu texto, estou muito feliz com os comentários entusiasmados de vocês.

    ResponderExcluir
  7. Desse jeito o programa não tem futuro mesmo, antes o que era novo na TV e incrivelmente engraçado, ta ficando igual os outros programas censurados e comuns, ta ficando sem graça, isso sim. CQC ao vivo, com processos e ziquezia \o/

    ResponderExcluir
  8. A Band não deveria deixar-se levar por uma suposta elite na qual prefere manipular do que proporcionar ao povo uma educação mais digna. Muito me admira no país em que vivemos ainda exista essas coisas, coisas de pessoas pequenas!

    E a Band... Francamente!

    ResponderExcluir
  9. Concordo com o Murillo Andadre ( o autor dessa crítica, O CQC gravado estar muito estranho, assim vcs naum tem futuro viu.

    ResponderExcluir
  10. Essa é mais uma prova que a censura continua existindo no Brasil.O CQC gravado sinceramente não tem a minima graça,espero que a Band reveja seus conceitos.

    ResponderExcluir
  11. como muita gente comentou,esse negócio de fazer o CQC gravado,poderá acabar com a audiência do programa,que já vem caindo.É bom a Band pensar um pouco,antes de censurar o CQC,sendo que há até prostitutas que processam os outros por chamá-las de prostitutas,sendo que,para mim,ser atriz pornô,é a mensma coisa,ou até pior que ser prostituta,porque prostitutas não colocam seus videos ou filmes na rede,para todos verem!

    ResponderExcluir
  12. que absurdo!!!
    o CQC tem que ir ao vivo!!!
    AO VIVO!!!
    o programa tá ficando sem graça mesmo..
    o humor inteligente não pode acabar, a band tá com medo de ser processada??... deveria ficar com medo de perder o CQC , que é um programa de muita audiência...
    absurdo total...
    e não acho que os apresentadores estejam exagerando... estão sendo é muito sinceros, isso sim......
    e essas "ex-prostitutas"..
    só processando os outros pra ganhar dinheiro..
    nem os seus filmes devem estar dando lucro...

    ResponderExcluir
  13. O programa só "era" diferente porque ao vivo, voce se sente parte dele!

    ResponderExcluir
  14. Más notícias. Pelo visto o programa continuará a ser gravado.
    http://natelinha.uol.com.br/2009/06/11/not_23093.php

    ResponderExcluir
  15. f.filosofia13/06/2009 16:58

    SEM DÚVIDA É CENSURA, EU PARTICULAMENTE ACREDITO QUE O CQC TERÁ UMA VIDA BEM CURTA.. TANTO É QUE NO ÚLTIMO PROGRAMA NÃO TEVE O QUADRO "CONTROLE DE QUALIDADE" QUE MOSTRA A INCAPACIDADE DOS NOSSOS POLÍTICOS, AFINAL DE CONTAS ATRÁS DE TODO POLITICOS CORRUPTO TEM UM JORNAL OU UMA TV, QUANDO NÃO SÃO PROPRIETÁRIOS, SÃO SÓCIOS OU PATROCINADORES E COM A BAND NÃO É DIFERENTE!.

    ResponderExcluir
  16. O CQC será somente mais um programa de críticas limitadas, pelo andar da carroagem. O legal era ver as críticas sendo realmente feitas, tentando dispertar em todos o desejo de irem atrás do que lhes é de direito: o questionamento por parte de autoridades e pessoas famosas.
    Com essa limitação toda vai ficar dificil ser um programa diferente de alguns outros. A mídia não da espaço de liberdade suficiente para dizer o que quisermos, tem limites, a mídia sempre favorece o lado mais forte e que nem sempre está certo. Adoro o programa e os apresentadores, adoro o modo como eles lidam com as questões e abordam grandes personalidades, mas se continuarem limitando a liberdade que deram inicialmente o programa vai perder sua essência, o que é realmente muito triste.

    http://segredosmaisocultos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. voces deveriam convidar o minotauro e minotouro e o Vanderley silva para irem fazer as reportagens com mais tranquilidade no senado... seria uma boa ver o Danilo desafiando os seguranças do sarney com o minotauro, minotouro e o vanderley silva do lado dele ai eu queria ver se esses seguranças são bons mesmo...

    ResponderExcluir

Orientações para a postagem de comentários do CQC Blog

Follow Us

Arquivo do Blog

Comunidade CQC Brasil

Postagens Populares

© CQC Blog - Custe o Que Custar All rights reserved | Theme Designed by Seo Blogger Templates