sexta-feira, julho 31, 2009

Caso Encerrado: Procuradoria arquiva "piada do King Kong" de Danilo Gentili

Fonte Folha Online

O MPF-SP (Ministério Público Federal em São Paulo) arquivou nesta sexta-feira (31) o caso de suposto racismo envolvendo uma piada feita por Danilo Gentili no Twitter. O integrante do "CQC" (Band) comparou, em mensagem divulgada na internet, "macaco" com "jogador de futebol".

"King Kong, um macaco que, depois que vai para a cidade e fica famoso, pega uma loira. Quem ele acha que é? Jogador de futebol?", escreveu Gentili, na madrugada do último domingo (26). A procuradoria entendeu não haver na mensagem uma prática criminosa que demande medidas de um órgão federal, segundo sua assessoria de imprensa.

Em enquete realizada com leitores da Folha Online, a piada de Gentili também não foi considerada racista pela maioria dos votantes. Apenas um quarto dos internautas disse ver preconceito racial na declaração --mais de 11 mil votos foram contabilizados até a publicação desta reportagem.

Para o movimento negro, no entanto, a tirada foi inoportuna. "Desrespeitou todos os negros brasileiros e também a democracia. Democracia é você agir com responsabilidade", disse José Vicente, presidente da ONG Afrobrás.

O humorista do "Casseta & Planeta" (Globo) Hélio de La Peña engrossou a polêmica durante a semana, ao classificar de sem-graça a piada do colega da Band. "Não tenho problemas com piadas de qualquer natureza, desde que elas sejam engraçadas. Não foi o caso", escreveu La Peña em seu blog. "Associar o homem preto a um macaco não é novidade no anedotário e causa desconforto aos homens pretos."

Provocações

O comentário de Hélio de La Peña sobre a piada de Danilo Gentili deu origem a alfinetadas entre os integrantes do "CQC" e do "Casseta & Planeta".

Nesta quarta-feira (29), Gentili aproveitou seu perfil no Twitter para comentar piadas sobre negros feitas por alguns dos integrantes do programa da Globo no "Almanaque Casseta Popular nº 2". "Essas não incomodarão ninguém, pois não falam de futebolistas ou King Kong", escreveu o integrante do "CQC", dando o link para uma imagem da página com as piadas.

No mesmo dia, Rafinha Bastos, outro integrante do "CQC", também comentou o assunto. "O Danilo Gentili fez piada de preto e o La Peña não gostou. Devo parar de rir das piadas velhas de gaúcho que o Casseta faz?", disse o humorista, que é gaúcho.

Agora trocando farpas na web, integrantes do "Casseta" já foram vistos no "CQC". Neste ano, o próprio Hélio de La Peña foi entrevistado pela equipe do programa da Band durante um jogo de futebol no Rio de Janeiro.

Imagem do "Almanaque Casseta Popular nº 2" colocada no Twitpic do Danilo Gentili


Posted By: Viviane Pereira

Caso Encerrado: Procuradoria arquiva "piada do King Kong" de Danilo Gentili

Share:

Post a Comment

Facebook
Blogger

7 comentários:

  1. Tirar o dele da reta. Foi isto que o Gentili fez. Li alguma coisa no blog dele e nas justificativas ele mantèm sua posição. Quer dizer que não foi racista, mas, continua sendo. É evidente que foi um comentário infeliz. Estas piadas que discriminam toda e qualquer raça não tem graça faz tempo. Garanto que, se não fosse crime ele mantinha sua posição. E mais, ele usa a Preta Gil quando quer dar exemplo de mulher feia e gorda. Com quais critérios ele faz isto? Se eu fosse a vítima dele, juro que não seria tão política! É um absurdo, o humorista talentoso não precisa se valer desses recursos. Vide Chico Anísio.

    ResponderExcluir
  2. Bom, eu considerei esse comentário que ele fez como uma manifestação da opinião dele, apesar de não ter sido tão direta e muito menos digna de protestos ou processos. Não sou advogado, mas processo achei pesado de mais, porque não li em nenhuma parte a palavra negro ou preto em seu comentário. Agora levando para o lado da piada em si, espero que as piadas do CQC não continuem nessa linha “apelativa” para não acontecer o mesmo que esta acontecendo com o pessoal do mundo canibal. Certos comentários apesar de serem engraçados ofendem não só negros mas também diversos grupos sociais e princípios religiosos. Gosto muito do trabalho de vocês e admiro a inteligência e a qualidade do humor de vocês, parabéns e espero que esta situação seja apenas um "baixo" dos muitos "altos" que a carreira de vocês teve e ainda vai ter!!
    Sucesso e fiquem com DEUS

    ResponderExcluir
  3. Tem gente que não tem o que fazer. Querem lutar pelo direitos dos negros ou minorias, por que não vão arrecadar fundos, criar uma fundação, garantir ensino decente para não existir cotas (conhecida como cala boca). Resumindo, lutar de verdade.

    Sou filho de preto(EU ESCREVI PRETO), minha avó materna é filha de índios, meu avô materno é negro (uma vez para agradar vocês). Pelo critérios desses imbecis sou mais brasileiro que a maioria.

    A preconceito está na cabeça dessas bestas, sofri preconceito até de negros, pois não sou tão negro.

    Chamo meus amigos de Preto, Negão e como eu quiser. Contamos piadas uns para os outros e ninguém liga. Piada de preto não pode, mas chamar Português de burro pode????


    Tem um vídeo, que infelizmente não achei, que mostrar o kun klux klan em uma de suas odiosas reuniões e o cara que esta no palanque falando um monte dos negros e tals. Quando a veste dele é tirada o orador é negro. Cego de nascença ele nunca tinha visto alguém negro ou branco, fora idéias que colocaram na cabeça dele.

    Brancos mataram negros e negros mataram brancos, brancos se mataram assim como os negros, Huanda é um exemplo. Humanos se matam.

    Vamos para de usar o racismo como muleta e desculpa para as falhas do passado. Que tal um união por um bem maior, que não fique restrito em bobeiras como aquele não é da mesma cor que eu, do mesmo sexo ou da mesma religião.


    Abs

    ResponderExcluir
  4. ENGRAÇADO
    Voces ficam perdendo tempo com alguém que fez uma piada sobre king cong e um jogador de futebol.
    O MP gasta tempo e dinheiro dos impostos com isso.
    Em Brasília tem um monte de ladrão roubando na cara dura.
    Se vocês fizerem uma pesquisa no kboing você vão ver musicas do tipo “so as cachorras, a popozudas, quadradinho de 8, late que eu to passando, quero te dar, e muitas bacharias por ai fazendo alusão a mulher brasileira como as piores do mundo, e vocês preocupados com a piada do Danilo. Da ate pra rir mesmo

    ResponderExcluir
  5. Esses grupinhos hipócritas tipo essa ong afrobras ficam criando caso com tudo, para eles tudo é racismo e o rapaz não fez nada de mais na piada falou sobre king kong um gorila e não uma pessoa, sou mestiço meu pai era negro e minha mãe branca e não me senti ofendido, isso se trata de um exagero só para tentar arrancar dinheiro do apresentador!

    ResponderExcluir
  6. Esses grupinhos hipócritas tipo essa ong afrobras ficam criando caso com tudo, para eles tudo é racismo e o rapaz não fez nada de mais na piada falou sobre king kong um gorila e não uma pessoa, sou mestiço meu pai era negro e minha mãe branca e não me senti ofendido, isso se trata de um exagero só para tentar arrancar dinheiro do apresentador!

    ResponderExcluir
  7. Que maravilha! Eu estou vivendo situação oposta, fui eu o vitimado. Uma história interessante que, pode até ajudar o Danilo a se defender, pois, ilustra perfeitamente o que ele diz e não é só ele! É a MIDIA que, não se interessa em divulgar, por isso criei meu "blog dossiê" através do qual consegui a atenção a Min. Eliana Calmon, depus em audiência em Brasília, houve CORPORATIVISMO NA CORREGEDORIA REGIONAL EM CAMPINAS E O JUIZ RESPONSÁVEL FOI PROMOVIDO, Consegui a atenção da Presidenta Dilma e do Min. Joaquim Barbosa que, determinou que a CORREGEDORIA GERAL REABRISSE O CASO, fui depor na POLÍCIA FEDERAL e descobri que já estavam armando outra pra cima de mim, alegando que EU enviei uma correspondência ameaçadora para uma das juízas da Quadrilha do Judiciário de São Paulo, a qual sou vítima da maior SACANAGEM JURÍDICA imaginável. Vejam o que PRETO é capaz de fazer com seus amigos BRANCOS só para se sentirem poderosos. Assistam o vídeo do dossiê: WWW.OBERDANBARBOSA.WORDPRESS.COM os documentos de processos, nomes aos bois, a estorinha contada tin tin por tin tin. Linguagem claríssima. FORÇA DANILO GENTILI

    ResponderExcluir

Orientações para a postagem de comentários do CQC Blog

Follow Us

Arquivo do Blog

Comunidade CQC Brasil

Postagens Populares

© CQC Blog - Custe o Que Custar All rights reserved | Theme Designed by Seo Blogger Templates