segunda-feira, janeiro 04, 2010

Tas para menores

Matéria do Vitrine sobre o Plantão do Tas por memoria infantil





Há 12 anos longe do público infantil, Marcelo Tas estreia novo programa no canal a cabo Cartoon Network, onde as notícias são de mentira, mas os assuntos, de verdade.

por Alinne Rodrigues (alinnerodrigues@opovo.com.br)


No último dia do ano, um programa diferente foi ao ar no Cartoon Network. O formato era de um telejornal, e a ideia foi fazer uma retrospectiva em trinta minutos dos principais acontecimentos de 2009, com o pequeno detalhe de que nenhum deles era real: os pinguins da Antártida não estavam morando em geladeiras para aliviar o calor nem o Lobo Mau lançou uma autobiografia revelando ser asmático (portanto não poderia ter derrubado as casas dos Três Porquinhos).

Esse jornalismo absurdo é exclusividade do Plantão do Tas, uma série que teve sua pré-estreia no último dia do ano e, a partir de ontem, passou a ser transmitida diariamente pelo Cartoon Network. São 30 miniepisódios de três minutos, que entram na programação do canal de desenhos animados com dropes de notícias inventadas sempre às 18 horas (por causa do horário de verão). A atração é estrelada pela atriz Gabriella Mustafá (de Lula, o Filho do Brasil), 12, o bailarino de sapateado Marcos Felipe Oliveira, 13, e Marcelo Tas, 50, que troca o terno preto do CQC – Custe o Que Custar pelo azulzinho da bancada de informação para a criançada.

O Plantão do Tas marca o retorno do apresentador ao universo infantil depois de 12 anos. Como Professor Tibúrcio, no Rá-Tim-Bum, ele dava dicas de ciências, matemática e as matérias da escola; como Telekid, no Castelo Rá-Tim-Bum, ele transpunha o simples “porque sim” consultando um estranho aparelho e encontrava respostas às mais cabeludas dúvidas do Zequinha. Foram oito anos atuando na dobradinha educativa da TV Cultura, de 1989 a 1997. Os programas são reprisados até hoje, tanto na emissora original quanto no canal por assinatura TV Rá-Tim-Bum, fazendo com que seus personagens sejam conhecidos pelas mais variadas gerações.


A fórmula do Plantão do Tas reúne várias das áreas pelas quais Marcelo circulou durante a carreira: na década de 1980, ele ganhou destaque com o personagem humorístico Ernesto Varela, um repórter fictício que ironizava políticos, depois passou pela bancada do Vídeo Show, ao lado de Miguel Falabella, pelos programas Vitrine e Saca-Rolha (com Lobão e Mariana Weickert), além da franquia Rá-Tim-Bum e do Telecurso 2000. A exceção é somente a engenharia civil, que ele cursou na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo antes de começar a graduação em Rádio e TV – que, na verdade, nem chegou a concluir.

Primeiro programa no qual, de fato, ele contracena com crianças (Professor Tibúrcio ficava sozinho no quadro, interagindo com as vozes dos alunos, assim como Telekid, que, conversava diretamente com o espectador), o Plantão do Tas é uma produção do canal a cabo Cartoon Network, com realização da produtora argentina Cuatro Cabezas, a mesma do CQC. O apresentador esteve envolvido em todo o projeto, dos roteiros à escolha dos companheiros-mirins. O desafio de Tas agora é cumprir a missão de seu Plantão: despertar nas crianças de hoje em dia o interesse pela informação.



Em seu novo programa, o apresentador Marcelo Tas divide a bancada com a atriz Gabriella Mustafá e o bailarino Marcos Felipe Oliveira 
(Foto: Edouard Fraipont/Divulgação)

SERVIÇO

PLANTÃO DO TAS – Programa com Marcelo Tas, Gabriella Mustafá e Marcos Felipe Oliveira. Todos os dias às 18 horas (horário local), no canal por assinatura Cartoon Network

Fonte O Povo online
Posted By: Viviane Pereira

Tas para menores

Share:

Post a Comment

Facebook
Blogger

3 comentários:

  1. Querido Tas, sorte e sucesso para você neste novo projeto.

    Até mais,

    ResponderExcluir
  2. Galerinha do BLOG, arrazaram no novo layout. E o TAS, é sem comentários. Toda sorte pra ele nesse telejornal pra galerinha ;)

    ResponderExcluir
  3. o novo visual do CQCblog ficou massa. Adorei!
    O Tas nem se fala arraza em tudo o que faz e já tem uma grande experiência com o público infantil.

    Ps: falo por experiência própria!!!

    Boa sorte Tas...

    ResponderExcluir

Orientações para a postagem de comentários do CQC Blog

Follow Us

Arquivo do Blog

Comunidade CQC Brasil

Postagens Populares

© CQC Blog - Custe o Que Custar All rights reserved | Theme Designed by Seo Blogger Templates