terça-feira, dezembro 14, 2010

Análise do #CQC 126 - por Pedro Rech


Saudações, tristes leitores. A terrível verdade é que, em seu antepenúltimo programa desse 2010 que já está prestes a nos abandonar, o CQC desta segunda-feira foi, na mais carinhosa das possibilidades, medíocre. Pautas inúteis, abordagens inúteis e muito mais do mesmo. Foi tudo tão completamente sem propósito, que eu me vejo na difícil posição de, como prestigiado analista, não saber mais o que analisar. Assim sendo, vamos às considerações.

Pontos Altos: 
Com um desanimador e drasticamente reduzido número de pontos altos no programa dessa semana, uma das minhas alternativas para fazer volume nessa primeira sessão da análise reside em creditar aqui, e da forma mais honrosa e digna possível, a bancada, que mais uma vez conseguiu, quase que sozinha, salvar o programa inteiro do mais profundo abismo de solidão e miséria.

Partindo para as matérias em si, é preciso começar com uma matéria que tinha absolutamente tudo para ser um desastre completo. Afinal, a matéria em questão consistia em Felipe Andreoli cobrindo o Prêmio Extra. Mas, ao que parece, o cosmos sorriu para Andreoli que, em uma síncope de inspiração, conseguiu transformar a pauta em uma pequena pérola do humor.

Olhando para o horizonte, impossível não citar mais um fantástico “Proteste Já”, dessa vez sobre uma ponte prestes a desabar na cidade paulista de Socorro. E, chegando precocemente ao fim, não há mais o que citar além do sensacional “O Povo Quer Saber” com Tom Zé e o mais uma vez morno “Top Five”.


Pontos Intermediários: 

E eis que, pela primeira vez desde seu surgimento neste mundo sombrio, figura aqui, entre os pontos intermediários, o “Documento da Semana” sobre o Papai Noel. Eu poderia justificar argumentando, obviamente, sobre a inutilidade do tema, sobre a superficialidade da pesquisa, sobre a total descaracterização conceitual do quadro (poucas abordagens e apenas um repórter em um quadro de múltiplos pontos de vista), mas há algo de mais perturbador sobre o qual eu gostaria de falar. A verdade é que esse “Documento da Semana”, na verdade, pareceu uma grande paródia do próprio CQC. Todos os bordões, vícios e abordagens, tudo girando ao redor de algo completamente inútil e, eis o grande pecado, sem graça. Porém, é claro que alguns aspectos garantiram alguma dignidade para a matéria, como a sensacional pergunta do protótipo de repórter-mirim ao Papai Noel em pessoa.

Seguindo, merece figurar aqui a matéria de nosso querido Rafael Cortez (do qual estou sentindo saudades, já que fazem quase três semanas que ele não me manda um scrap depreciativo no Orkut) na festa da Voz da Comunidade, no Complexo do Alemão. Essa matéria, sob outras circunstâncias, poderia ter sido uma obra-prima jornalística, se não fosse, é claro, pela completa superficialidade e pelo recorde de piadinhas saídas diretamente dos livrinhos de Ary Toledo (apesar de que, envergonho-me ao confidenciar isso, são elas as que mais me fazem rir).

Por fim, nada mais me resta do que citar a matéria do, ainda sob forte inspiração, Felipe Andreoli, no Prêmio Craque do Brasileirão, cuja glória reside no brilhante desfecho da votação confidencial para o pior jogador da temporada. E, já ia me esquecendo, merece ser citado aqui o “A Semana Em Fotos” que, para minha mais profunda amargura, não teve nem a metade da hilaridade de costume.


Pontos Baixos: 

E aqui, finalmente, cito a matéria de Rafael Cortez na partida de futebol beneficente da campanha “Natal Sem Fome”, reportagem que, tamanha sua nulidade, não gera espaço para grandes elaborações.

Seguindo, é preciso mencionar outra grande nulidade, a matéria de Felipe Andreoli no jogo de tênis entre Gustavos Kuerten e Andre Agassi (confesso que não entendi muito bem do que se tratava o evento onde ocorreu a partida). Seguindo, é claro, como sempre, o “CQTeste”, dessa vez com Ivete Sangalo. O ano se aproxima de seu fim, e eu estou tão cansado de falar mal do “CQTeste” que já nem sinto mais prazer ao fazer isso... Estou simplesmente exausto desse quadro... Já nem vale mais a pena desperdiçar uma sílaba digitada nesta desgraça. E, finalmente, só me resta citar o, provavelmente, pior final tapa-buraco de todos os tempos (e, devo dizer, eu adquiri uma grande simpatia por este segmento), dessa vez, com o Papai Noel.

Nota: 6
 O CQC marcou 4 pontos de audiência
E vocês, leitores incultos? O que acharam da CQC desta segunda-feira? Quanto a aposta com Ronaldo, agora empurrada com a barriga (gostaram da piadinha?) para a temporada do ano que vem, ela merece maiores discussões? Gostaria também de propor alguma discussão sobre o “Documento da Semana” desta segunda-feira: a abordagem gafolheira, por estar tomando o lugar de uma matéria que poderia de fato levar a algum lugar, teve algum validade? Ou, pelo menos, teve graça? Deixe sua opinião ali nos comentários e vamos celebrar a democracia porque, pelo menos por enquanto, a internet ainda é um espaço livre do controle governamental. Até semana que vem!

Rech, nasceu na primavera de 1992 em Caxias do Sul, RS. Após concluir o ensino fundamental e médio sem grandes destaques, cursa jornalismo na Universidade de Caxias do Sul, igualmente sem grandes destaques. Quando criança gostava muito de assistir Chapolin e hoje considera o bacon a oitava maravilha do mundo. Twitter pessoal: @pedroffr

Leia todas as análises do CQC postadas no Blog http://www.cqcblog.com/analisecqc 

Perdeu o programa? Assista o nosso playlist http://www.cqcblog.com/Vídeos-do-cqc-126.html
Posted By: CQC Blog

Análise do #CQC 126 - por Pedro Rech

Share:

Post a Comment

Facebook
Blogger

9 comentários:

  1. Concordo principalmente com o "Documento da Semana". Tão sem gracinha que quase mudei de canal (não me lembro de sequer ter cogitado a possibilidade de fazer isso nas semanas anteriores).

    ResponderExcluir
  2. ué? esqueceu de analisar o CQC 3.0

    ResponderExcluir
  3. Acho que ele não assistiu o 3.0.
    Mas em fim, realmente o Semana em fotos, um dos meus quadros preferidos, não teve a hilariedade de costume.Para pautas tão bobinhas até que os repórteres conseguiram levar no mais ou menos.

    ResponderExcluir
  4. Analise de que? viaja não se não ta gostando vaza. e não faça critica

    ResponderExcluir
  5. ôpa galera , vamos com calma. Devemos ser críticos sim! E já que o blog é aberto a opinião de todos, aceitamos sua postura também caro Guilher me, mas o que nós não podemos fazer é assinar em baixo e dizer que todos os programas do CQC são maravilhosos. Confesso que cheguei a mudar de canal nessa última segunda, e que estava mais distraída lendo os comentários de um blog do que assistindo o programa!
    Também concordo com os cometários feitos em relação ao documento da semana. O quadro foi fraco. Atualmente é o que eu mais curto no programa, mas deixou a desejar! Já o melhor, sem dúvida, foi o Proteste Já.

    Bjus e abraços.

    ResponderExcluir
  6. Aeeee Dayane! Adorei seu comentário!
    As pessoas não entendem que este blog é bom porque não é um blog que fica só babando ovo do CQC o tempo todo. Quando merecem laureamos e qdo precisa criticamos tb.

    O CQC foi bem mediano, mais pra baixo do que pra cima. O Documento da Semana foi uma Decepção. O Proteste Já salvou a pátria, sem dúvidas. Gostei da cobertura do Craque do Brasileirão e do aniversário do A voz da comunidade. A cobertura do Prêmio Extra tb foi boa e o Felipe Andreoli estava especialmente ácido nesta matéria.

    ResponderExcluir
  7. Creio que o Guilherme seja um fake do Rafael Cortez...

    ResponderExcluir
  8. Hahahaha, bom, por partes.

    Sim, de fato, eu não tive tempo de ver o CQC 3.0, infelizmente. Por fim, meu tempo é tão escasso que eu não vou me dignar a dar uma resposta para esse Guilherme.

    ResponderExcluir
  9. bem eu to aqui pra protestar...que em lisboa não a C.Q.C dia de sengunda é pior dia e eu quero c.q.c ao vivo porfavor gente mim ajudem beijao amo todos vcs ass. uma fã

    ResponderExcluir

Orientações para a postagem de comentários do CQC Blog

Follow Us

Arquivo do Blog

Comunidade CQC Brasil

Postagens Populares

© CQC Blog - Custe o Que Custar All rights reserved | Theme Designed by Seo Blogger Templates