quarta-feira, março 02, 2011

O CQC faz Jornalismo?

Divulgação BAND

O CQC estreou no Brasil em março de 2008 na Rede Bandeirantes, e é uma adaptação brasileira da versão original argentina, “Caiga quien Caiga” – Caia quem Caia, em português -, criado em 1995 pela produtora argentina EyeworksCuatro Cabezas. Desde que surgiu, o programa gera polêmica por misturar o humor com jornalismo, a informação com o entretenimento.

O humor favorece o entendimento das informações? Os efeitos gráficos inseridos nas matérias ridicularizam os entrevistados? As respostas para estas e outras perguntas você encontra no documentárioCQC – que programa é esse?”, vencedor do 21º Prêmio Losso Netto de Jornalismo de Piracicaba.

No vídeo, os homens de preto Rafael Cortez e Danilo Gentili, juntamente com integrantes da produção do CQC e outros estudiosos dão a sua opinião sobre o formato do programa.





CQC - Que programa é esse? Parte 1







CQC - Que programa é esse? Parte 2



*Além do documentário, foram produzidos um programa de rádio, um jornal impresso e uma monografia. Equipe: Documentário (Geison Paulo e Tânia Regina), programa de rádio (Fernanda Umbelino), jornal impresso (Clareana Marrafon), monografia (Brenda Bellani e Aline Angelini).

Postado originalmente no blog do Jornalista Geison Paulo: http://geisonpaulo.wordpress.com/2010/09/27/cqc-zumbido-na-tv/

A dica foi do @munizfatel

Citação da Jornalista Simone Castro sobre o Documentário:

 Simone Castro 

Tava vendo os vídeos sobre a discussão se o CQC é ou não jornalismo. O Arbex falando da verdade, como se existisse uma só, é engraçado.

Opinião: O CQC faz Jornalismo


Achei o Documentário bem interessante. Este é um tema muito debatido por quem gosta - e também por quem não gosta - do CQC. Para Na minha opinião o CQC faz Jornalismo também e cabe ao telespectador definir esta fronteira entre o Jornalismo e o Humor (se é que ela existe). Como bem disse um dos entrevistados, a audiência do CQC não é de leigos e desinformados. O público que assiste ao programa consegue definir bem estas fronteiras e não "é enganado".

E fica uma dica: que não fiquemos só neste sentimento de  satisfação quando o CQC coloca um político em saia justa, cobra das autoridades resoluções de problemas de comunidades ou o editor de imagens faz um soco na cara de alguma celebridade. Que façamos a nossa parte, questionando e cobrando dos nossos governantes, participando mais ativamente da vida política do nosso país, argumentando quando não concordamos com algo. O CQC dá a partida,  mas quem tem que arregaçar as mangas e partir para a 'batalha' somos nós, cidadãos brasileiros.


A Vivis tem 34 anos, mora em Guarulhos, é casada, tem 2 filhos e é a principal produtora de conteúdo do CQC Blog. Se aventura no CoolBoX, fala com propriedade no Mãe Digital e é viciada em redes sociais. Twitter http://twitter.com/vivianevivis




Links interessantes sobre o assunto:

Jornalismo e Humor marcam CQC: http://www.cqcblog.com/2009/08/critica-jornalismo-e-humor-marcam-cqc.html

CQC e Legendários fazem Jornalismo Justiceiro
http://www.cqcblog.com/2011/02/cqc-e-legendarios-fazem-jornalismo.html

Monografia Jornalismo e Humor: Uma análise do programa CQChttp://www.scribd.com/doc/31143265/Jornalismo-e-Humor-Uma-analise-do-programa-CQC
Posted By: CQC Blog

O CQC faz Jornalismo?

Share:

Post a Comment

Facebook
Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Orientações para a postagem de comentários do CQC Blog

Follow Us

Arquivo do Blog

Comunidade CQC Brasil

Postagens Populares

© CQC Blog - Custe o Que Custar All rights reserved | Theme Designed by Seo Blogger Templates