quarta-feira, fevereiro 27, 2013

#CQCnaCamara: CQC é impedido de gravar em Brasília

Nem começou a 6ª temporada e o CQC já está agitando nossos nobres representantes de Brasília. Há uma semana, Marcelo TAS declarou no Twitter que o CQC foi impedido de gravar na câmara dos Deputados em Brasília.
No Facebook, o Deputado Marcio Bittar respondeu aos pedidos de liberação do credenciamento do CQC na Câmara dos Deputados:

Sobre a questão do CQC, tenho a declarar que sou ardoroso defensor da liberdade de expressão e disso não abro mão.
A minha posição é a de autorização para o livre trânsito de todos os órgãos de imprensa nas dependências da casa, entretanto, o entendimento da Mesa Diretora é que a autorização deve ser deferida pelo Presidente da Câmara após reunião da Mesa. Como forma de agilizar o processo, já encaminhei a solicitação do CQC para a Presidência, de maneira que ela faça parte da pauta da primeira reunião da nova Mesa Diretora que está agendada para hoje, 20 de fevereiro, às 17 horas, ocasião em que estarei defendendo a total liberdade de expressão, assim como me portei no caso da blogueira cubana Yoani Sanchez.

Após uma semana do primeiro veto ao CQC na Câmara, ontem o episódio se repetiu conforme nota dada pelo site "O Fuxico":


Congresso vota possível proibição do CQC na Câmara

Assunto será discutido nesta quarta, pela Mesa Diretora, em Brasília
CQC é barrado em Brasília

Nesta terça-feira (26), a equipe do CQC, da Band, foi barrada ao tentar entrar no Congresso Nacional, em Brasília, pela primeira vez. De acordo com o colunista Flavio Ricco, há uma informação que este assunto estará em pauta na reunião da Mesa Diretora, prevista para esta quarta-feira (27), em Brasília.

Ainda segundo o colunista, Marcelo Tas, âncora do programa, ainda se mostra surpreso com tudo.

"Fiquei procurando aqui, acredite, uma razão para isso e não encontrei. Sempre tivemos uma excelente relação com a Câmara, ao contrário do Senado. Temos vários deputados que colaboram com as nossas reportagens mesmo sendo constantemente criticados, como é do feitio do programa. A discussão se o CQC deve ou não fazer a cobertura do Congresso me remete ao início da minha vida profissional, início dos anos 80, onde eu fazia exatamente este tipo de cobertura, misturando humor e jornalismo, na pele do repórter Ernesto Varela, quando ainda vivíamos os resquícios da Ditadura, é importante lembrar. Não podemos agora, em plena vigência do regime democrático, retroceder neste quesito", disse Tas.

O apresentador está confiante num desfecho positivo para o caso.

"Prefiro confiar na sensibilidade da Mesa Diretora e dos deputados que sabem que uma grande parcela de brasileiros, especialmente jovens eleitores, foram despertados para a discussão política acompanhando o CQC. Creio que todos nós que lutamos, conquistamos e prezamos pela liberdade de imprensa não podemos nos conformar com qualquer tipo de restrição ao trabalho da equipe do CQC ou qualquer um que vise divulgar o que acontece na Casa do Povo. Estive essa semana em Washington, onde visitei o Museu do Jornalismo, o Newseum. Lá encontrei, uma definição de jornalismo quero compartilhar com você: 'Notícia é o que alguém, em algum lugar, quer evitar que seja publicada - Lord Northcliffe, publisher inglês do início do século 20'", finaliza.

A estreia da 6ª temporada do CQC está marcada para segunda-feira, dia 18 de março.


Posted By: Viviane Pereira

#CQCnaCamara: CQC é impedido de gravar em Brasília

Share:

Post a Comment

Facebook
Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Orientações para a postagem de comentários do CQC Blog

Follow Us

Arquivo do Blog

Comunidade CQC Brasil

Postagens Populares

© CQC Blog - Custe o Que Custar All rights reserved | Theme Designed by Seo Blogger Templates